Hipnose Stricto Sensu

Antonio Carreiro, Dr. Sc.

 

APRESENTAÇÃO

Capacitação Livre em Hipnose Stricto Sensu, teórico e prático, é um curso ministrado em diversos países com duração de 30 hora/aula (14 teoria, 06 prática, 10 suporte pós-curso), projetado para quem deseja aplicar hipnose em benefício próprio ou como terapeuta. A estrutura pedagógica e o material didático facilitam o aprendizado, ensina como hipnotizar, ser hipnotizado e como aplicar protocolos terapêuticos. Aborda o tema da psique humana, seus conflitos, a hipnoterapia e sua relação e conexões com outras áreas do saber.

Explorando ideias e teorias necessárias e cooperativas para facilitar o aprendizado, a leitura extraída do material didático oferecido trabalha conceitos abordando a teoria psicanalítica, freudiana e pós-freudiana diferenciando hipnose lato sensu e stricto sensu, compreendendo a hipnoterapia, a dinâmica do sistema mental consciente e inconsciente e os elementos estruturantes no processo de adoecimento e cura psicossomática. Com especial atenção trabalha a produção e aplicação do transe hipnótico profundo, conhecendo sua linguagem semiótica e simbólica, os sintomas e escalas de suscetibilidade para aplicar protocolos terapêuticos. Também apresenta o entendimento de autores referenciados sobre a relação do DMT – hipnose e transe, um assunto atual que tem fortemente mobilizado o interesse da comunidade internacional.

O embasamento da hipnose com a teoria Psicanalítica, a Filosofia e a Ciência, tira o foco lato sensu da hipnose de palco a serviço do show e entretenimento e a coloca em stricto sensu, no centro de uma discussão que pode proporcionar a produção de conhecimento, reflexão e informação capazes de trazer contribuições para o entendimento de sua aplicação em aspectos clínico e terapêutico (Carreiro, 2012).

O hipnotismo é permeado pela emoção e pela intuição, duas variáveis que vão além do paradigma da razão e da verdade científica atual. O entendimento de conceitos até então conhecidos foram construídos através de concepções teóricas fundamentadas nas mais diversas perspectivas como a teológica, antropológica, antropogênica, etimológica, sociológica, psicológica e neurofisiológica. Considerando esta complexidade, seu estudo deve apresentar uma teoria abrangente e bem fundamentada com a teoria freudiana e pós freudiana no desejo de informar, refletir, produzir conhecimento e, principalmente, ampliar a discussão sobre o tema que, embora antigo, ainda é bastante desconhecido ou equivocado (Carreiro, 1997).

Conteúdos programáticos previstos são detalhados ao longo do curso, pensando em transformar o aluno não apenas em um hipnotista hábil, mas alguém com bom nível de conhecimento, o suficiente para despertar o desejo de prosseguir estudando mais e mais; a intenção é formar um pesquisador capaz de evoluir na busca de suas próprias respostas numa perspectiva interdisciplinar, apontando horizonte para criar, no futuro, campos de estudos e experimentos que permita o crescimento continuado do saber.

O objetivo é esclarecer como funciona a hipnose em amplo espectro e, a metodologia do ensino é expositiva dialógica, permitindo a participação ativa de todos, professor e alunos, no sentido de contribuir e fortalecer, aplicar e defender o uso da hipnose com competência. É um curso que, além do compromisso de ensinar, pretende gerar efeito multiplicador para que cada aluno leve a hipnose para o âmbito acadêmico.

Considerando que não se conhece bem senão aquilo que se experimenta, a hipnose não deve ser somente uma disciplina na qual se pense e se teorize, dever ser algo que se vivencie, é preciso sentir seus efeitos para ser confiável, o curso apresenta 6 horas/aula de sessões práticas, com onde a teoria é posta à prova. E neste momento que a produção do transe rápido e profundo deve acontecer, as características previamente anunciadas são verificadas, linguagens de extrusões de traumas são interpretadas. É a oportunidade do aluno vê a teoria positivada, adquirir habilidade para hipnotizar ou ser hipnotizado e verificar os efeitos terapêuticos. Só assim se conquista confiança e expectativas para reproduzir o aprendizado com eficácia, explorando a hipnose pela corrente verbal iniciada por Ambroise August Liébault e, principalmente, a corrente não verbal representada pela escola de Jean-Martin Charcot (Carreiro, 1999).

No campo da aplicação profissional o curso visa formar terapeutas que, com base na prática e na teoria bem fundamentada, sejam capazes de identificar situações passíveis de serem abordadas com a hipnoterapia, reconhecer a técnica e a estratégia mais adequada ao contexto de cada paciente e pôr em prática.

JUSTIFICATIVA

A estrutura didático/pedagógica do curso se justifica considerando que a discussão sobre a hipnose atravessou séculos e sempre envolveu práticas terapêuticas, chegando à atualidade como objeto de estudo de grande interesse, é parte integrante da natureza humana, um recurso intrínseco que todos têm e podem colocar a serviço do bem-estar e da saúde física, mental e social. A Hipnoterapia é patrimônio da filosofia e da medicina oriental e ocidental, tanto a antiga quanto a contemporânea, sua prática pode ser entendida como um caminho para despertar talentos naturais que facilitam o exercício de uma vida saudável e feliz. Permite a cada sujeito tornar-se o observador de si mesmo, preservar e restaurar a saúde e melhor interagir no contexto social (Carreiro, 1997).

Mesmo sendo tão antiga e vasta sua aplicação, o desconhecimento sobre o hipnotismo é bastante generalizado, até entre pessoas com nível alto de escolaridade. No conceito popular a descrença de que os efeitos hipnóticos existam ou possam ser provocados é geralmente substituído por um temor supersticioso relacionado a mito, magia ou religião e, na maioria das vezes ocorre preconceito revelado através de críticas ingênuas, irresponsáveis ou perversas. Contribui para isso o fato de muita gente falar sobre hipnose por ouvir dizer e opinar como se fosse um estudioso do assunto. Tem até quem, mesmo sem saber ou totalmente equivocado, se propõem a ensinar e a multiplicação de ideias falsas ou superadas sobre este tema contribui para o seu descredito.

No contexto popular alguns conceitos e práticas atribuídas à hipnose se manifestam de forma simples como no caso da hipnose recreativa ou de palco, também conhecida como street hipnose, essa é a parte do hipnotismo Lato Sensu. Os praticantes geralmente iniciam com um convite; você quer fazer hipnose? Sendo a resposta afirmativa instrui pessoa para fazer algum tipo de encenação como: quando eu contar até cinco, você vai esquecer seu próprio nome… vai colar as mãos … dormir ou esquecer determinado número ou dia da semana, fazer isso ou aquilo. Neste caso não ocorre transe e o que acontece é apenas um compromisso; a pessoa é compromissada em desempenhar um papel previamente combinado. Isso se assemelha a brincadeira infantil trazida pelos portugueses na época da colonização, ainda praticada em algumas regiões do Brasil, conhecida como “boca de forno”. É de aplicação simples e resultados imediato, tem como proposta entretenimento. Quem é iniciado por esse viés do hipnotismo está muito distante da prática da hipnose stricto sensu com propósitos clínicos e terapêuticos.

A hipnose stricto sensu tem, geralmente, proposta clínica e terapêutica de respostas imediatas e mediatas, em sua prática nada é combinado previamente com o paciente, apenas provocar o transe que independe de consentimento se manifesta através de linguagem espontânea e inconsciente, com maior ou menor intensidade dependendo da propensão natural cada pessoa. O transe é sintomático, suas características servem para o hipnoterapeuta medir o nível de aprofundamento do estado hipnótico, além de permitir a condução do processo com segurança. É nesse momento que as pulsões “catarses” se revelam liberando traumas reprimidos e, por consequência, produzindo efeitos terapêuticos.

Durante o transe, entre outras características, a pessoa pode gritar se contorcendo entre crise de choro e riso que se alterna, fica rígida, resfria a temperatura periférica, superaquece o tórax e o rosto, apresenta midríase e é visível a dilatação da veia jugular. Entender o que está ocorrendo envolve um conteúdo teórico relativamente complexo e quem não conhece pode confundir essa sintomatologia como algo relacionado ao misterioso ou um show espetaculoso. O desconhecimento de quem observa é caminho aberto para equívocos interpretativos, críticas e opiniões infundadas.

Um dos fatores que melhora a prática do hipnotismo é o nível teórico e prático do hipnotista sobre o assunto. Quanto menor for o conhecimento mais presente será a tendência de copiar e repetir o modelo que viu pela primeira vez. Um bom começo nesta área depende da escolha com quem se vai aprender, evitar leituras superficiais de baixa qualidade e saber distinguir hipnose stricto sensu da brincadeira “boca de forno”. Só assim, com embasamento e visão crítica sobre aspectos clínicos e terapêuticos, a hipnose pode ser pensada como ferramenta à serviço da saúde e bem-estar das pessoas.

As pessoas buscam conhecer a hipnose por curiosidade sobre o assunto, mas podem também procurar como forma alternativa para alívio de um sofrimento. Neste caso, geralmente, antes consultaram um médico e não obtiveram um diagnóstico ou um tratamento indicado e outras soluções também foram buscadas como amigos para conversar, viagens, filosofias ou religiões que pareciam ser a melhor solução para o problema. Esgotadas as alternativas, sem resultado positivo, a hipnose é lembrada como último recurso.

Por ser o último recurso de alguém em busca de ajuda a aplicação da hipnose não pode ser improvisada, o hipnotista tem a responsabilidade de ser competente do ponto de vista clínico para avaliar, medir e identificar as fragilidades e potencialidades que tem o paciente e, enquanto terapeuta, a capacidade de prever possibilidades e implementar o tratamento adequado (Carreiro. 1914).

A hipnoterapia vincula-se a propósitos específicos como a superação de problemas pessoais, mas as pessoas deveriam capacitar-se ao seu uso sem propósitos emergentes, isto é, primeiro deveriam aprender sobre o significado e a importância da hipnose, para depois aplicá-la na solução de seus problemas. Na prática, isto quase não acontece e só se recorre a ela no momento crítico; neste caso conta contra alguns fatores como a dúvida, a insegurança e a incerteza no resultado. Isso deve ser contornado pela habilidade e domínio do hipnotista para, de forma simples e clara, convencer o paciente quanto suas intenções e propósitos, explicando a interversão que pretende fazer e o resultado que espera na melhoria ou alívio de suas vicissitudes.

Baseado em publicações de artigos, revistas e livros especializados, pode-se afirmar que há indícios suficientes para crer na possibilidade de cura pela hipnose como um fato; é vasta e clássica a literatura indicando sua aplicação como meio para vencer os efeitos do estresse no organismo e no psiquismo humano. A não ser por desconhecimento, não há porque duvidar de sua importância e da necessidade de sempre esclarecer a teoria e a prática que fundamenta seu funcionamento.

Hipnose tem sido indicada para elevar a autoestima, melhorar relacionamento afetivo e social, sucesso profissional, ampliar a capacidade de aprendizado, melhorar a memória e a concentração, desenvolver a criatividade, a intuição e o prazer de viver. É apontada também para facilitar o enfrentamento de sentimentos autodestruidores como cansaço, tensão e insônia, erradicado da lembrança e da possibilidade de se repetirem. Mas, é principalmente recomendado para superação de quadros neuróticos e eliminação de seus sintomas, como hábitos indesejáveis e estado emocional adverso; estresse, depressão, pânico, ansiedade, insegurança, timidez, fobia, crise asmática e distúrbios gastrointestinal, falsa-cegueira e falsa paralisia motora (Carreiro, 2014).

A Organização Mundial da Saúde afirma que a grande maioria das doenças tem origem psicossomática, isto é, começam a partir de desequilíbrios emocionais que vão afetar o corpo físico. É também do conhecimento popular que a mente influencia o funcionamento do corpo; a tristeza faz adoecer, a fé e a determinação predispõem à recuperação. Embora disso não se duvide, não é fácil encontrar amparo explicativo quando se observa o rigor metodológico puramente mecanicista reducionista da ciência.

A Hipnose deve ser dominada e usada por qualquer pessoa, principalmente na forma de auto aplicação, é uma ferramenta que serve a propósitos de melhorias no bem-estar geral. Promovendo o equilíbrio mente-corpo, limpa gradativamente crenças limitantes e inserem no indivíduo novas informações para alavancar seu crescimento em várias áreas, principalmente na elevação da autoestima. Entretanto, é recomendado que um médico seja consultado em todas as questões relativas à saúde e que, por melhor que possa ser os resultados obtidos por esse processo, não é aconselhável que se interrompa parcial ou totalmente qualquer tratamento convencional.

O corpo ainda é visto como uma máquina e nestas condições é contraditório considerar o ser humano como biopsicossocial, que de fato é, mas começa a ser aceito no meio científico que as dimensões psicológicas provocam doenças no corpo, parece ser o início da transição para uma nova racionalidade que avança o tratamento, saindo do sistema biomédico para o sistema biopsicossocial. A ciência reconhece que as emoções em desordem ou desequilíbrio contribuem, e muito, para o adoecimento; raiva, irritação constante, estresse habitual, mágoa guardada, rancor, inveja e muitas outras emoções negativas faz adoecer o corpo (Carreiro. 2009).

Uma característica que pode trazer a hipnose para o conhecimento de todos é o incentivo de tratar as doenças de forma sistêmica para que se tenha uma visão global do paciente, considerando-o em todos os seus aspectos, um ser biopsicossocial, espiritual e ambiental. Não considerar a doença como um fator isolado dos demais subsistemas e o papel do hipnoterapeuta que deve agir convencendo seus assistidos de que o principal objetivo do ser humano é buscar uma vida feliz e plena, pois todos nascem com o potencial de desenvolvimento e auto realização, convencer que aquilo que seu inconsciente acredita é enviado de volta à sua vida consciente determinando a sua forma de viver (Carreiro, 1997).

Quando o inconsciente se convence de um fato verdadeiro ou falso, passa a ser verdadeiro na vida de uma pessoa e é capaz de afetá-la física e emocionalmente gerando mudanças e, neste sentido a hipnose é uma ferramenta poderosa, atua desenvolvendo o potencial que permite que pessoa escolha como pretende viver. Mas, são poucos os que sabem fazer uso adequado deste poder, sobretudo quando não sabem por onde começar, nem como fazer. Por isso, tanto o terapeuta como o paciente devem primeiro se inteirar do significado e da potencialidade da hipnose como geradora de transformações e só depois, com raciocínio lúcido, pôr em prática.

Por fim, é bom lembrar que ninguém aprende a dirigir um carro por ouvir falar ou ler sobre como fazer, para se dominar algumas áreas do conhecimento a observação e participação direta de suas práticas se tornam obrigatórias, são conteúdos que não se prestam ao aprendizado tipo on-line ou a simples leitura. Isso acontece com a Hipnose Stricto Sensu, é imprescindível que se vivencie que se experimente de forma presencial para adquirir o domínio. Além disso, é necessário conhecimento teórico para que se possa adaptar e readaptar em cada situação nova. A estrutura didático-pedagógica apresentada por Antonio Carreiro é orientada nesta direção e o material didático facilita o aprendizado de como hipnotizar, ser hipnotizado e aplicar protocolos terapêuticos.

“ Importante não é ver o que ninguém nunca viu, mas sim, pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê ”  (Schopenhuer).

Referencias:

Carreiro, A. A. Antropologia e Espiritualidade: Hipnose e Religião. BA, Ed. JM, 2012.

Carreiro, A. A. Fenômenos Hipnóticos. BA, Ed. UFBA, 1997.

Carreiro, A. A. Hipnose e Psicoterapia: Etiologia e Práxis, SP, Ed. Fiúza, 1999.

Carreiro, A. A. Hipnose e Saúde Psicossomática. BA, Ed. JM. 2014.

Carreiro, A. A. Hipnose: Mítica, filosofia e científica. BA, Ed. JM, 2012.

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Author: Carreiro
Professor Antonio Carreiro é mestre e doutor em ciências formado pela Universidade Federal da Bahia, estudou Psicanálise e Terapêutica da Hipnose. Em suas constantes viagens pelo mundo especializou-se na hipnoterapia, revelando uma nova maneira de ver a Hipnose, reconhecer, entender e controlar forças inconscientes para operar em melhorias na qualidade da vida humana. Com mais de 50 anos atuando na área do hipnotismo e na docência acadêmica Antonio Carreiro é personagem consagrada, seus livros, mais de 100 mil exemplares vendidos, são apresentados em vários idiomas. Titulação e experiência no Magistério Internacional comprovada.

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